Igreja da Freguesia da Escada e São Longuinho

Igreja da Freguesia da Escada e São Longuinho

Em 1732 administração do arraial da Escada foi entregue aos franciscanos, e eles construíram uma capela onde hoje se encontra a atual Igreja Nossa Senhora da Escada.

Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão. Ela foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941 e, apesar de algumas reformas para manutenção, mantém sua originalidade.

Seu pátio externo com uma cruz no chão é bem característico do período.

A igreja é lindamente simples e esta é a única do Brasil que possui a imagem de São Longuinho em altar, o que traz muitos devotos para visitar o bairro.

Capítulo São Longuinho, o personagem mais ilustre e famoso desta cidade.

São Longuinho é conhecido por ter sido o soldado que transpassou o coração de Cristo na cruz, mas que, arrependido, viveu uma vida de devoção.

Durante seu processo de canonização em 999 os documentos do processo foram perdidos e o Papa Silvestre II pediu a ajuda de São Longuinho para que fossem encontrados. Pouco tempo depois o processo foi localizado e ele ficou conhecido popularmente como o Santo dos objetos perdidos.

Independente da sua crença ou religião sugerimos a ajuda do ilustre e prestativo “santo de casa” que no nosso caso, faz milagre SIM. Se você não conhece essa crença popular, tire suas próprias conclusões e, na próxima vez que perder algo diga em voz alta “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (o nome do objeto perdido) eu dou 3 pulinhos!”. E, já sabe, assim que achar, não decepcione nosso querido Santo, pague seus 3 pulinhos! 😉

Localização