A cidade
Bem-vindo à Guararema!
Mas não acelere demais. Aqui ainda paramos os carros na faixa para que os pedestres atravessem.
Apesar de estarmos pertinho de São Paulo (cerca de uma hora, você ainda pode escolher duas opções de estradas excelentes. Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto), Guararema ainda reúne muitas das características presentes nas pequenas cidades de antigamente, como: baixíssimo índice de criminalidade, fauna e flora bastante preservadas, clima agradável, atividades ao ar livre, ótima comida e muita hospitalidade.
Se você pretende vir nos visitar, permita que a gente te apresente os pontos mais procurados da cidade e outros segredinhos que ninguém mais vai contar para você. 😉
Localização privilegiada!
Guararema está no centro de um triângulo, formado pela Capital, o Vale do Paraíba Histórico e o Litoral Norte de SP. Isso significa que, rapidamente, você pode visitar o melhor de três mundos diferentes se estiver baseado aqui, além de desfrutar de tudo que a cidade pode lhe oferecer.
Monitoramente e Segurança total
O centro expandido da cidade é monitorado por mais de 100 câmeras – cuidado com o que você pretende fazer em público aqui e sorria…😉 – que garantem ao município um dos menores índices de criminalidade do estado e muita tranquilidade para moradores e turistas. Soma-se a isso, um dos melhores climas do estado, proporcionando o cenário perfeito para um passeio às margens do Rio Paraíba que corta a cidade e ainda é bem vivo em Guararema.
Destaque no estado de São Paulo
Guararema ficou em 12º lugar entre 560 municípios do estado de SP em 2018 no programa “Selo Verde e Azul”, que mede o comprometimento da cidade com as ações de preservação do meio ambiente. Essa preocupação possibilita que durante um passeio no centro da cidade seja possível avistar peixes nadando no Rio Paraíba, tucanos voando, famílias de capivaras atravessando as ruas, esquilos e seriemas saltitando para delírio da molecada.
Por que conhecer?
Guararema pode ser a sua escolha como destino se você está procurando um local para passar um dia agradável e divertido, ou para desfrutar de um final de semana inteiro de tranquilidade e lazer, uma temporada diferente ou até mesmo se precisa estar presencialmente em São Paulo, mas quer viver outro estilo de vida, menos acelerado no seu dia a dia. Por que não?
Ela também atende aos mais diversos interesses. É lifestyle que fala, né? Rss
Você pode ser um esportista radical querendo fazer trilhas de bike, motocross ou jeep, canoagem nas corredeiras do rio, fazer uma parada com seu clube de motos (seja ele custom, street, naked, trail ou a categoria que for, será muito bem-vindo), você pode até ser um simples apreciador da natureza e do ritmo mais lento do campo; ou se você quer se deliciar e até impressionar seu parceiro (a) e/ou convidado (a) com boa comida, um passeio de trem para uma vila charmosíssima e ótimas opções de acomodações…
Sem falar, mas já falando, nos tradicionais pontos turísticos como as Igrejas Históricas, Parque da Pedra Montada, praça do artesanato, Mirante do Gerbásio, Alambiques, Lavandário, Cachoeiras… Ufa! E olha que tem muito mais.
Nem comentamos ainda que São Longuinho mora aqui, né? Lá na Igreja da Freguesia da Escada, construída – acredite – em 1.652. Ou seja, se você perder a chance de conhecer Guararema, ele vai dar um jeito de encontrar! #ficadica
História
Em 1875, Dona Laurinda de Souza Leite, queria ajudar a ex-escrava Maria Florência, e fez-lhe uma doação de um pedaço de terra situado às margens do Rio Paraíba.
Maria Florência decidiu construir, numa parte do terreno recebido, uma capela para o santo de sua devoção, São Benedito. Com o auxílio de outras pessoas, Maria Florência em pouco tempo conseguiu terminar a construção da Capela.
Aos poucos outros moradores foram chegando aos arredores da capela, formando-se um vilarejo que recebeu o nome de “GUARAREMA”.
Em julho de 1876, inaugurou-se o trecho Estrada de Ferro Central do Brasil, entre Mogi das Cruzes e Jacareí, com a passagem da estrada de ferro pela Vila de Guararema. Com essa chegada, acelerou-se o desenvolvimento regional e começou ali a história da cidade que amamos hoje.
A palavra que nomeia a cidade tem origem no tupi guarani – Pau D’Alho, devido à abundância dessa árvore nesta região, inclusive ainda hoje é um desses centenários exemplares a mais imponente árvore que sombreia o Recanto do Américo (ou Pau D’alho mesmo para os íntimos)., um movimentado ponto turístico da cidade.
Guararema foi por muitos anos parte do Vale do Paraíba, e por conta de suas belezas naturais e qualidade de vida reconhecidos, era conhecida pelos mais “experientes” como a Pérola do Vale. Hoje faz parte da Grande São Paulo, mas ainda assim faz jus ao seu charmoso apelido.
Esportes e aventura, a gente vê por aqui!
Para praticantes de Mountain Bike, Motocross, Jeep, Canoagem e outros esportes de aventura, Guararema, além de ser quase uma extensão da capital devido a sua proximidade, possui uma geografia privilegiada, que propicia a prática de diversos esportes e que estão diretamente ligados aos encantos da nossa flora e até à fauna, volta e meia, inevitavelmente em algum esporte você vai se deparar com nossos bixos e se lembrar disso.
Somos hoje, destino certo e concorrido para praticantes de Mountain Bike, Motocross e trilhas de Jeep. Diversas trilhas já foram mapeadas e servem hoje como rota para os amantes desses esportes. Algumas empresas locais oferecem esse trabalho logístico para quem é novato na cidade ou quer desbravar diferentes aventuras, como a Bike Box que possui passeios agendados para grupos fechados com trilhas detalhadas, refeições, apoio e várias outras comodidades, confira na nossa seção “O que fazer”. O Guararema Offroad que faz o mesmo para os amantes de motocross e trilhas de jeep, aulas e aluguel de caiaque para passeio no Rio Paraíba e muito mais. Eles deixam ainda mais gostoso e seguro o seu programa.
Rota da Luz
A “ROTA DA LUZ SP” está inserida no Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como proposta de uma jornada de fé, reflexão e meditação. O trajeto foi concebido para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes que antes realizavam a peregrinação até Aparecida pelas margens da Via Dutra. Os turistas irão conhecer os municípios naquilo que de mais importante cada um deles guarda em sua história e nas estórias contadas por seus habitantes.
O traçado é formado por estradas secundárias, somando 201 km que passam por nove municípios, saindo de Mogi das Cruzes com destino a Guararema, em um percurso de 25,8 km. De lá, segue por 23,7 km em direção à Santa Branca. A estrada seguinte tem 36,7 km e levará até Paraibuna. Continuando por mais 30,8 km, chegará a Redenção da Serra, que está a 34,2 km de Taubaté. O percurso segue até Pindamonhangaba por mais 28,05 km. São 12,75 km para atingir a próxima cidade, Roseira. Deste ponto, começa a parte final do trajeto rumo à Aparecida, que está 9 km distante.
Para consultar os empreendimentos que fazem parte do Amigo do Peregrino em Guararema, e obter todas as informações sobre a rota, acesse o site: www.rotadaluzsp.com.br.
Cidade oficial do São Longuinho
O famoso santo que encontra quase tudo é nosso, isso mesmo, provavelmente você já precisou da ajuda dele e nem imaginava que poderia agradecê-lo quase “pessoalmente” bem pertinho da capital, certo?
Falaremos mais desse nosso “astro” local na página “Pontos Turísticos”, não perca. Mas se perder, já sabe né?!…Rss
Lugares especiais e dicas locais
Não cansamos de ser corporativistas ou bairristas, mas nossa cidade é cenário de uma verdadeira obra de arte da natureza. Aqui a riqueza das espécies e o clima favorável nos presenteia em diversos momentos e locais. Com um pouquinho a mais de tempo vale a pena conhecer lugares como nossas orquidáceas no bairros Itapema, as imensas plantações de rosas e caqui do bairro Cerejeira, as maravilhosas colheitas de jabuticaba que parecem de cinema, o pôr do sol na incrível Pedra do Por do Sol no bairro do Serrote, a famosa mercearia do “Seu Doca” (foto ao lado), entre outros.